VIII Curso de Campo em Ecologia de Floresta no Sul da Bahia

APRESENTAÇÃO
Este livro é fruto de um árduo trabalho de docentes e discentes do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e inclui resultados de pesquisas de curta duração desenvolvidas durante a VIII edição do Curso de Campo em Ecologia de Florestas do sul da Bahia. O curso ocorreu entre os dias 1 e 14 de julho de 2024, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, em Porto Seguro, Bahia.
Ao longo de duas semanas, 11 discentes do Mestrado do PPGECB tiveram aulas teóricas sobre método científico, delineamento amostral e comunicação científica e posteriormente realizaram quatro projetos em grupos distintos; três deles sob orientação de um professor e o último realizado de forma autônoma. Nesta edição, além dos três professores do PPGECB responsáveis há oito anos pela execução do curso– Dra. Deborah Faria, Dr. José Carlos Morante Filho e Dra. Maíra Benchimol, o curso contou com a participação da Dra. Danielle Storck-Tonon, professora da Universidade do Mato Grosso (UNEMAT).
A seguir apresentamos os resultados dos projetos, divididos de acordo com as etapas de execução do curso. Os projetos 1, 2 e 3, conhecidos como P1, P2 e P3, são apresentados em formato de resumo com no máximo 600 palavras. Em cada grupo (2-3 alunos), os discentes foram responsáveis por planejar a ideia de cada projeto, com base no conhecimento ecológico prévio e visitas de campo para conhecimento da área de estudo. Além da pergunta– hipótese– predição, os discentes planejaram o delineamento amostral que pode então ser refinado com ajuda do orientador, e em um período (manhã ou tarde), realizaram a coleta de dados em campo. Posteriormente, os discentes realizaram eventuais triagens de material, tabulações dos dados e suas subsequentes análises, e prepararam tanto uma apresentação oral quanto um resumo. Já no último projeto, realizado em duplas de livre escolha, os discentes tiveram 5 dias para sua execução. Como resultado, produziram um manuscrito científico– que está aqui apresentado no último capítulo.
A dinâmica do curso seguiu o modelo bem-sucedido dos anos anteriores. Durante os dois primeiros dias do curso, os alunos receberam informações detalhadas sobre o funcionamento do curso e reconhecimento da área de estudo, além de períodos nos quais foram ministradas três aulas pelos docentes organizadores, abordando temáticas 4 VIII Curso de Campo em Ecologia de Floresta no Sul da Bahia importantes para auxiliar os discentes na realização dos trabalhos científicos: “Comunicação científica”, “Método Científico” e “Desenho amostral”.
Desejamos que o aprendizado adquirido individualmente por cada discente possa ser replicado em suas trajetórias científicas, e se possível, repassado para as futuras gerações de ecólogos. A você, leitor, desejamos uma feliz imersão na ecologia florestal do sul da Bahia.
Boa leitura!
Outubro de 2024
Os organizadores
Maíra Benchimol
José Carlos Morante-Filho