The Actives 3
APRESENTAÇÃO
O que os últimos anos têm evidenciado é a necessidade em se manter atento às questões que envolvem a saúde. Normalmente, quando se pensa sobre esta área, poucos lembram do profissional de Educação Física, talvez, ainda menos irão refletir sobre as práticas dos exercícios físicos e suas colaborações para o tratamento de doenças, crônicas ou não, e dificuldades cognitivas.
Para mim, estudante da língua, escrever este prefácio é uma oportunidade de evidenciar na prática o caráter interdisciplinar do meu objeto de estudo (supracitado). Visto que os pesquisadores desta obra precisaram refletir sobre a língua, com o objetivo de facilitar a compreensão de um conteúdo formulado na esfera acadêmica, e destinado à população em geral.
Facilitar a compreensão da importância de uma vida ativa é uma forma de democratizar o acesso aos conhecimentos produzidos na Universidade, o que atinge diretamente a comunidade externa, fazendo prevalecer os resultados da indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.
O interessante é que são abordadas questões comuns como diabetes, dores crônicas, problemas de memória etc. Ao apresentar essas questões, os trabalhos (organizados em quadrinhos) proporcionam uma perspectiva do ponto de vista da área da Educação Física para o tratamento dessas condições.
Tratando de um trabalho que envolve a semiótica é bom refletir sobre os ambientes que essas histórias são desenvolvidas, e que podem contribuir, também, para uma visão interdisciplinar da Educação Física. Ambiente familiar ou amistoso, trabalho, escola, hospital. Essas ambientações são importantes para que possamos repensar o local destes profissionais para além das academias e escolas.
Recomendo que o leitor possa acompanhar o processo textual desta obra com esta visão reflexiva sobre a área. Tentei não trazer apenas um resumo da obra, mas possibilidades de leituras. E, antes de finalizar, enfatizo que a destinação deste conteúdo é extremamente variada e necessária para um trabalho progressivo da ativação física em indivíduos com doenças e/ou sedentários, um processo benéfico para o cenário futuro de uma sociedade saudável.
Prof. Lucas do Nascimento Alves
Miguel Junior Sordi Bortolini, Gustavo José Freitas Lima, Lucas Moura da Silva, Cristiane Soares Ferreira Bortolini, Luis Carlos Oliveira Gonçalves, Anibal Monteiro Magalhães Neto, Orivaldo Florêncio de Souza, Aline Andreia Nicolli e Rafael de Oliveira Resende