Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Ciências Exatas
O livro Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Ciências Exatas faz parte de uma coletânea de pesquisas sobre experiências em pesquisas e ensino relacionados a grande área Exatas. Ele está dividido em dezessete capítulos, cada qual apresentado na forma de artigos científicos, em sua maioria oriundos de Institutos e Universidades Federais. Os dois primeiros capítulos bem como o sétimo descrevem experiências educacionais empregando conceitos e tecnologias relacionadas à informática, em especial relacionados a ensino de programação. O terceiro e quarto capítulos estão relacionados a análise de geoestatística e monitoramento topográfico, ambos empregando tecnologias e softwares avançados de grande interessa para a comunidades atualmente. O quinto capítulo destaca um estudo de caso relacionado a construção sustentável de baixo custo. O sexto capítulo analisa o Estudo de Aula como possibilidade de formação e/ou desenvolvimento profissional na escola. O capítulo 8 relata uma proposta educacional empregando o Movimento Maker que é uma proposta de aprendizado baseado no faça você mesmo explorando a criatividade, o trabalho em equipe e a postura empreendedora do aluno. O capítulo 9 descrever uma experiencia empregando a plataforma educacional chamada Khan Academy para o ensino de matemática, algo bastante necessário e aplicável para os dias de hoje. Os capítulos 10 e 11 apresentam ferramentas como R e Soroban no ensino de exatas. O capítulo 12 apresenta uma proposta de ensino da matemática financeira enquanto o capítulo 13 descreve uma experiência de um projeto de pesquisa, ensino e extensão na formação inicial em robótica educacional e programação web. Os capítulos 14 e 15 descrevem um relato de experiência que se baseia na aplicação dos conhecimentos para resolver problemas nos campos de economia, finanças, biologia, ciências sociais e exatas, astronomia e astronáutica. Os capítulos 16 e 17 relatam experiências da implantação de tecnologias para o ensino de ciências bem-sucedidas.
Luís Eduardo Maggi