Desafios do Ensino-Aprendizado em Química no Primeiro Ano do Ensino Médio
Neste livro
encontramos tanto um problema quanto uma parcial solução para entendimento de
dificuldades em Química no primeiro ano do Ensino Médio.
Ao iniciar o ensino
médio muitos alunos entendem que a disciplina se torna difícil pelo motivo de
ser exata, e o fato de ser um conteúdo mais aprofundado que nos anos anteriores
acham a disciplina de difícil entendimento podendo levar à desistência ou possível
evasão escolar, visto que, outras disciplinas e outros problemas também contribuem
para tal desânimo estudantil lançando assim um desafio proposto por mim em três
turmas de primeiros anos do ensino médio com testes em duas delas.
Aqui podemos
encontrar análises de dados ocorridos na Escola de Ensino Fundamental e Médio
Anísio Teixeira em Ariquemes RO, onde foram feitos levantamentos, pesquisas e
experimentos práticos demonstrando ascendente melhora no rendimento através de
uma avaliação teórica ocorrida dias após a realização da prática demonstrando soluções
eletrolíticas e não eletrolíticas com acendimento de uma lâmpada. Entrando em contato
com fios ligados a uma tomada, estando um dos fios cortado propositalmente e que,
sem o contato entre eles, a solução eletrolítica ficou responsável para a
condução da corrente elétrica. Feito as mesmas experiências com as soluções não
eletrolíticas estas não apresentaram a condução de corrente elétrica fazendo
com que a lâmpada permanecesse apagada.
Constando através
dos dados podemos ver a melhora comparada com testes anteriores sem a
realização dos experimentos, sem contar que, os alunos ficaram mais interessados
devido poderem realizar uma aula extraclasse com experimentos químicos levando
um melhor entendimento para a futura avaliação.
Com isso podemos
afirmar que diante dos fatos ocorridos os alunos se prenderam mais em
realizações aumentando o interesse pela disciplina e entenderam um simples processo
de experimento prático levado até eles de forma simples com posterior
avaliação.
Aumentando a
curiosidade e o interesse dos alunos resta nos afirmar que também diminui uma
possível desistência ou evasão escolar atribuindo como satisfatório nosso desafio
apresentado nesse trabalho.
José Vechiatto