Artigos e Estudos de Caso Programa ALI
APRESENTAÇÃO
Do Programa ALI
Em 2008, o Sebrae inicia um programa que tem por objetivo promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma ação de extensionismo tecnológico proativa, gratuita e personalizada; os Agentes Locais de Inovação (ALI). Em 2010, um novo marco do projeto acontece com a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica e Financeira junto ao Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o intuito de disponibilizar bolsas de extensão, com foco nas pesquisas em torno da aplicação de mecanismos de inovação nos micros e pequenos negócios no Brasil.
A parceria entre o SEBRAE e o CNPq permaneceu entre 2010 e 2022, evidenciando o caráter acadêmico do programa. A partir do Lei no 13.243/2016, conhecida como novo Marco Legal da Inovação (MLCTI), a legislação passa a permitir que os serviços sociais autônomos, por suas competências próprias, atuem como agências de fomento de natureza privada.
Dentro desse novo contexto regulatório, em 2022 o Sebrae reformula sua Política de Inovação, a partir da Resolução CDN Nº 394/2022 em que modela uma série de instrumentos, entre eles, a política de Concessão de Bolsas de estímulo à inovação, sendo “um aporte de recursos financeiros em benefício de pessoas físicas – sejam elas inventores independentes, pesquisadores ou cientistas envolvidos em projetos de PD&I, sócios de pequenos negócios inovadores, agente extensionista que apoia a inovação empresarial ou territorial – que visa a formação de novos pequenos negócios, a transferência de tecnologia para empresas, a inserção de pesquisadores em projetos de inovação de pequenos negócios, o aumento da efetividade dos ecossistemas locais de inovação ou o aumento da competitividade dos pequenos negócios”.
A partir da nova Política de Inovação, o SEBRAE passa a conceder diretamente as bolsas de extensão no contorno do programa ALI, sendo um ator ativo e direto de extensionismo e pesquisa tecnológica junto aos micros e pequenos negócios, trazendo pra si a dimensão acadêmica do programa, por meio da escrita de estudos de casos e artigos por parte dos ALI e sob a supervisão de um orientador, resultando assim, em um amplo banco de dados que versa sobre os resultados empíricos obtidos em diversos setores, segmentos em distintos estados por meio de suas modalidades.
Esse novo cenário de atuação do Sebrae, como agente de fomento de bolsas de extensão, traz para a seio da nossa instituição a importância da contratação de uma consultoria especializada com o objetivo de publicizar a dimensão acadêmica do Programa ALI, o ALI Academy.
Da Estratégia ALI Academy
O fundamento do Programa ALI é ser um indutor de pesquisas em torno de uma cultura da inovação nos micro e pequenos empreendimentos, divididos sob 6 modalidades: produtividade, transformação digital, rural, ecossistemas de inovação, educação empreendedora e indicações geográficas. De 2018 à 2024, acumulamos no SISBOLSAS mais de 5.200 artigos e 3.800 estudos de caso, contribuindo com o entendimento do cenário de desenvolvimento do setor produtivo brasileiro, em sua diversidade e capilaridade.
Com objetivo de dar a dimensão acadêmica e de difusão de conhecimento do Programa ALI, em abril de 2024 implementamos o projeto ALI Academy, em parceria com a Faculdade Sebrae, tendo na primeira entrega a realização do 2º Congresso Nacional de Inovação visando a troca de experiência interna – entre os mais de 180 bolsistas que participaram do evento – e externa – com o diálogo com a comunidade acadêmica e instituições como CNPq, MEC, FIA/USP e FINEP.
Foram mais de 180 artigos e estudos de caso selecionados que foram indexados com DOI/CODI em 6 Cadernos de Inovação que passaram a ser catalogados e publicados. Além da apresentação de artigos e estudos de caso, o evento contou com mesas de debate que evolveu desde o cenário de produção acadêmica no Brasil, voltados para o entendimento do cenário d micro e pequena empresa, até o uso de inteligência artificial e a agenda de diversidade.
Ebook
Entendemos essa publicação como parte do SEBRAE AC como parte dessa estratégia do ALI Academy e temos muito orgulho da condução estadual desse capital intelectual produzida pela nossa tão sofisticada rede. Que essa publicação estimule a busca por outros produtos bibliográficos que refletem o conjunto de pesquisa que o nosso Programa ALI produz.
Parabéns aos pesquisadores, gestores e orientadores dessa grande estratégia.
Ana Carolina Westrup
Analista responsável pela estratégia ALI Academy
Valéria Rossy Freitas da Silva
Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti