Saúde Pública na Amazônia Ocidental
O Livro “Saúde Pública na Amazônia Ocidental” apresenta-se como pioneiro no cenário da produção científica amazônica com potencial para subsidiar as práticas nos cuidados da população, considerando o enfrentamento da problemática saúde-doença- cuidado. A abordagem de saúde pública desenvolvida neste livro enaltece o empoderamento dos atores sociais no especial cuidado as populações vulneráveis e a valorização das diversidades e culturas regionais mediante ações de educação e promoção à saúde.
Neste volume, os 23 capítulos revelam o contexto específico da saúde pública no estado do Acre nas áreas da atenção primária à saúde, saúde mental, saúde do escolar, saúde materno-infantil, saúde em populações fronteiriças e acidentes de trânsito. Em especial, o leitor terá oportunidade de conhecer desde a aplicação de políticas públicas emergentes, como as práticas integrativas e complementares, até intervenções educativas em problemas recorrentes, tais como a sífilis. Além disso, a assistência à saúde foi foco em vários capítulos abordando projetos exitosos desenvolvidos no âmbito da atenção primária à saúde.
Em suma, este livro tem um excepcional valor científico visando impulsionar o debate sobre os temas da saúde pública na Amazônia ocidental brasileira.
Orivaldo Florencio de Souza