Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Biologia, Química, Saúde e Meio Ambiente
A alfabetização científica fornece conhecimentos científicos ao aluno através do contato com a pesquisa nas etapas de formação acadêmica, do ensino básico ao superior, e capacita a interpretar fenômenos e resolver problemas reais, da mesma forma que o individuo é alfabetizado para ter a capacidade de ler e interpretar o mundo que o rodeia. Este conceito passou a ter grande importância a partir do século XVI, quando a ciência moderna começou a influenciar a civilização ocidental. Uma abordagem mais recente define que o aluno quando tem contato com a pesquisa em todas as fases da sua formação acadêmica se torna capaz de apreciar e entender os impactos da ciência e tecnologia na vida cotidiana; é capaz de tomar decisões pessoais baseadas na fundamentação científica quanto à saúde; consegue ler e entender os pontos essenciais dos relatos da mídia que envolvem a ciência; passa a ter condições de refletir criticamente sobre as informações incluídas nesses informes e consegue participar com confiança em discussões com outras pessoas sobre questões que envolve a ciência. Todos estes conceitos são priorizados nesta obra intitulada “Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Biologia, Química, Saúde e Meio Ambiente”, que tem como objetivo levar aos leitores uma experiência incrível de vivenciar a integração destas duas vertentes “ensino e pesquisa” que são essenciais na formação acadêmica do indivíduo. A obra enfatiza a importância do conhecimento científico, e nos faz lembrar-se da frase de Paulo Freire ”a alfabetização é um processo que permite conexões entre o mundo em que a pessoa vive e a palavra escrita”. Dentre os 21 capítulos que compõe este livro, os autores relatam a construção do saber profissional docente destacando a importância na concretização da relação teoria e prática que objetiva melhorar a qualidade do ensino aprendizagem; compartilham reflexões e vivências ao longo do desenvolvimento de um Projeto Integrador (PI) com turmas de ensino médio e demonstram também resultados de pesquisas experimentais realizadas no âmbito do ensino básico e superior, em várias regiões do país, que abrangem as áreas da biologia, química, saúde, meio ambiente e ciências humanas. Assim, desejamos com esta obra, poder contribuir no embasamento de novos estudos que possam colaborar com a formação acadêmica alicerçada no ensino e na pesquisa e que possamos formar uma sociedade com capacidade crítica e reflexiva.
Francisco Carlos da Silva
André Luiz Rodrigues Menezes
Denise Jovê Cesar