Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 2
A promoção do diálogo entre universidade e escola constitui uma ação fundamental para alagar o domínio teórico e prático do fazer científico. Pensado de maneira mais específica, o deslocamento pelo Magistério Superior e Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico permite agir para além da visão endógena e fortalecer o contexto da inovação científica, primando pela circulação de saberes que franqueiam a indissociabilidade entre sujeito, conhecimento e pesquisa.
De posse dessa chave de entendimento, apresenta-se Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico à comunidade acadêmica. Esse segundo volume é composto por dezessete capítulos, sendo seus autores oriundos das Universidades Federais do Acre, Amazonas e Vale do São Francisco, do Instituto Federal do Acre e Universidade Nacional de Rosário (Argentina).
O temário abordado pelos pesquisadores é bastante heterogêneo. Parte do mapeamento de “experiências pedagógicas no estágio de Ciências Química e Biologia”, “letramento em Espanhol e Inglês”, “jogo eletrônico”, “práticas de leitura e escrita”, “coordenação pedagógica”, “conselho de classe”, “alfabetização”, “avaliação externa e trabalho pedagógico”, “implementação de lei”, “relação família, escola e especialista”, “educação física inclusiva”, “ensino de música”, “cultura corporal”, “programas de extensão” e chega à reflexão sobre a importância da “assistência de idosos”.
A força desses trabalhos repousa na seleção do objeto de interpelação e multiplicidade de enfoques aqui experimentados. A produtividade da cartografia das pesquisas no ensino Básico, Técnico e Tecnológico pode ser buscada, portanto, numa rede de troca cujo desdobramento maior abraça a possibilidade de os leitores conjugarem, a seu modo, a démarche deste livro: o olhar de docentes-pesquisadores em ação para além da sala de aula.
Destarte, como diria Guimarães Rosa, o prazer da leitura não está na palavra inicial ou final, mas sim no meio da trajetória. Que os leitores possam entrar na trama das palavras lançadas após o sumário e viver a potencialidade do olhar de escritores na textualidade acadêmica: lugar de encontros na travessia de pesquisas singulares, leitores plurais.
Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti
Amilton José Freire de Queiroz
Simone Delgado Tojal