A Administração é uma ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. A Contabilidade é uma ciência aplicada, de natureza econômica, que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O Marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca realizadas dentro de quatro eixos principais: preço, distribuição, comunicação e produto. Sendo assim, a Administração, Contabilidade e Marketing não podem ser “desmembradas” em uma organização, visto que na economia atual, em que a concorrência está cada dia mais competitiva e os clientes mais exigentes, a interligação entre essas três áreas, somadas à inovação, proporcionam um diferencial competitivo em relação as outras empresas. Pensando nisso o livro “Pesquisas em Administração, Contabilidade e Marketing no Brasil” traz 19 capítulos mostrando os avanços e atualidades nessas áreas no Brasil.
Naila Fernanda Sbsczk Pereira Meneguetti