Gestão de pessoas e educação corporativa: uma abordagem interdisciplinar
APRESENTAÇÃO
Neste cenário cada vez mais instável e dinâmico, observamos duas grandes ocorrências que merecem estudo e pesquisa científica. De um lado, encontram-se organizações ineficientes e mal administradas, imersas em um ambiente organizacional tóxico que, lentamente, mina os sonhos, os potenciais e a possibilidade de autorrealização das pessoas. É um equívoco associar essas organizações à falta de infraestrutura e pouca experiência de mercado. Por que as pessoas ainda permanecem nestas organizações? Talvez porque, ao longo do tempo, tenham passado a duvidar de si mesmas, já não acreditando que as organizações possam ser catalisadoras do desenvolvimento pessoal e profissional.
Por outro lado, existem empresas que, mesmo pequenas em seu nascedouro, evoluem de mãos dadas com as pessoas e acreditam que apenas por meio delas é possível alcançar os objetivos organizacionais. Essas empresas compreendem que é possível identificar talentos humanos, capacitá-los, apresentar a eles um percurso possível de desenvolvimento de competências e estabelecer metas para o sucesso de ambos. Ou seja, ganham as pessoas e também a empresa. Quando as pessoas despertam o senso de pertencimento, de fazerem parte da empresa, elas sonham juntas.
As maiores e melhores organizações do mundo valorizam o capital humano tanto quanto o capital financeiro. Até o presente momento, não há nenhuma forma de inteligência artificial ou tecnológica que elimine as pessoas do processo de gestão. Pelo contrário, tarefas repetitivas e previsíveis são executadas por tecnologias, enquanto as pessoas desempenham atividades mais refinadas, abstratas e de alta complexidade, que só a cognição humana é capaz de realizar. Diante disso, onde seria o ponto de convergência neste dilema entre pessoas e organizações? O grupo de pesquisadores que integram este livro milita no caminho da educação corporativa como forma de integração, valorização e desenvolvimento das pessoas no ambiente organizacional. Esses pesquisadores também acreditam que a empresa é, de fato, um locus de aprendizagem transformadora.
Este livro é um ponto de encontro, um lugar importante de fala e expressão do conhecimento de forma científica, apontando para muitas possibilidades de transformação no processo de gestão de pessoas por meio da educação corporativa de maneira totalmente interdisciplinar. Os textos dos pesquisadores discorrem sobre modernidade, treinamento e desenvolvimento, novo mundo do trabalho, gestão escolar, gestão pública, motivação, competitividade, liderança, universidade corporativa, emancipação e inteligência emocional.
Ao percorrer as páginas desta obra, os leitores serão conduzidos a uma jornada enriquecedora, repleta de análises profundas e novas perspectivas acerca do papel da educação corporativa na gestão de pessoas. Este livro não apenas destaca a importância desses temas, mas também oferece um olhar crítico sobre as práticas atuais e futuras que moldarão o futuro das organizações.
Boa leitura!
Ieso Costa Marques
Ieso Costa Marques