Atualidades em Medicina Tropical no Brasil: Educação em Saúde
Educação em Saúde estimulam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento da população, e sua participação, em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, através de ações educativas. Seu objetivo é contribuir com a melhora da situação de saúde e qualidade de vida da sociedade em geral. Deve ficar claro que assim como o indivíduo tem direito à informação o cidadão tem o dever de se informar e as ações de educação em saúde devem contribuir, decisivamente, para transformar o dever do estado seja em relação ao disposto na Constituição ou em estado de dever, que é função de todos, indivíduos, instituições, coletividades e governos.
A educação em saúde começa e termina na comunidade e deve ser um processo permanente e comunitário e não um processo que se fecha às paredes de uma escola, de um hospital ou de um centro de saúde, numa visão exclusivamente formal de educação.
O livro “Atualidades em Medicina Tropical no Brasil: Educação em Saúde ” traz ao leitor diversos temas da área, reunindo 17 trabalhos científicos, na qual o leitor poderá conferir pontos principalmente do perfil biossocial, ações integrativas de cuidado, imunização, qualidade de vida, mobilização social, ações educativas, vulnerabilidade em um contexto amplo do conceito de Educação em Saúde.
Luís Marcelo Aranha Camargo
Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti
Jader de Oliveira