A Evolução das Dimensões do Macromarketing Expandido no Processo Extrativo da Castanha-da-Amazônia: O Caso do Assentamento Canaã, Município de Ariquemes – RO
O macromarketing é uma nova perspectiva de marketing que avança na relação do marketing com a sociedade, permitindo, uma interface interessante com as discussões de desenvolvimento sustentável e com ambientes mais pobres de países em desenvolvimento, como é o caso da região amazônica estudada. Pressões de organismos internacionais e nacionais vem exigindo das atividades produtivas na Amazônia a conservação e uso sustentável dos castanhais; geração de renda e inclusão social; acesso a recursos, repartição justa e equitativa de benefícios pelas populações extrativistas, empoderamento e controle social; articulação intra e interinstitucional e intersetorial; e gestão compartilhada (sociedade civil, poder público e privado).
Pode-se dizer que a Amazônia encontra-se numa fase de transição, sendo pressionada por um ambiente institucional que aponta diferentes direções de orientação para suas atividades, a fim de melhorar a qualidade de vida de suas comunidades locais.
Assim, para se respeitar tanto os aspectos referentes a resiliência da extração da castanha, como para melhor beneficiar os participantes da cadeia e as comunidades locais (seringueiros, ribeirinhos, quilombolas e indígenas), como os extrativistas e a população local, é necessário um novo olhar mercadológico, por intermédio do uso do macromarketing. Esse conceito busca estabelecer uma ponte entre o marketing e a sociedade.
O livro “A Evolução das dimensões do macromarketing expandido no processo extrativo da castanha-da-Amazônia: O caso do assentamento Canaã, município de Ariquemes – RO” possui 7 capítulos que estão organizadossistematicamente ao longo de sua estrutura. Compondo-se de uma introdução que contextualiza a região e a problemática, do aporte teórico que privilegia o processo de desenvolvimento, a Teoria do Macromarketing, processo extrativista, desenvolvimento nos assentamentos rurais, dos métodos da pesquisa e dos resultados, que compreende o perfil socioeconômico dos coletores da castanha- do-Brasil, qualidade de vida e ambiente desses coletores, liberdade substantiva e a configuração da práxis do Macromarketing expandido.
Considera-se que este livro como muito importante face a constatação de que a floresta Amazônica, pode ser sustentável, seja com seus serviços ou produtos, e ainda, com a promoção de alternativas de desenvolvimento, neste caso focado na cadeia produtiva da castanha-da-Amazônia.
Naila Fernanda Sbsczk Pereira Meneguetti
Mariluce Paes de Souza