PRODUÇÃO REDE CEDES-ACRE DADOS SOCIOECÔNOMICOS E DEMOGRÁFICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Os Centros de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (Rede Cedes) surgiram em 2003 como uma ação programática do extinto Ministério do Esporte, atual Secretaria Especial do Esporte vinculada ao Ministério da Cidadania, com o objetivo de fomentar pesquisas em políticas públicas de esporte e lazer a partir de bases metodológicas, centradas nas Ciências Humanas, constituindo-se em uma importante rede de produção e difusão de conhecimentos sobre o esporte e o lazer (BRASIL, 2005, 2015).
A Rede Cedes passou por um importante processo de expansão com a criação do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer (CDPPEL), em todas as unidades da federação, a partir de 2015, possibilitando sua expansão (antes concentrada nos grandes centros de pesquisa do País). O processo de criação do CDPPEL do Acre (Rede Cedes/Acre), vinculado à Rede Cedes, teve início em 2015, com a Chamada Pública de Seleção para Apoio à Estruturação e ao Funcionamento dos CDPPEL, o que permitiu a implantação do centro de pesquisa no estado do Acre.
No Acre, a Rede Cedes está sediada na Universidade Federal do Acre (Ufac), instituição proponente. Esta foi estruturada em parceria com mais três instituições de ensino superior: Instituto Federal do Acre (Ifac), Centro Universitário Meta (Unimeta) e União Educacional do Norte (Uninorte); envolvendo pesquisadores, estudantes e técnicos administrativos do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Educação, Saúde e Lazer, sob a responsabilidade da professora/pesquisadora Adriane Corrêa da Silva, encarregada da primeira pesquisa da Rede Cedes no Acre.
Entendemos que o levantamento dos conhecimentos e práticas de esportes e de lazer dos estudantes de instituições federais de ensino médio nos possibilitou apresentar resultados e indicativos a respeito dessa tematização do esporte e lazer no estado do Acre.
Dessa maneira, nos propusemos, enquanto Rede Cedes/Acre, a apresentar nesta cartilha alguns resultados que aproximem o leitor do universo da pesquisa, tanto no que se refere às regionais investigadas quanto aos indivíduos participantes, com o intuito de tornar acessível o conhecimento produzido sobre os locais em que a pesquisa foi efetivada, sendo esta referente às informações pessoais, sociais, demográficas e econômicas dos estudantes do ensino médio do estado do Acre.
Adriane Corrêa da Silva
Eliane Elicker
Eroina Moreira de Melo
Alessandra Lima Peres de Oliveira
Jeane de Castro Araújo