Pesquisa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
O processo de ensino e aprendizagem, nas diversas áreas do conhecimento, sempre traz muitos desafios ao professor. De certo, conhecer as experiências de trabalhos e as metodologias que procurem responder a questões para melhorar o contexto escolar são bem-vindas para incentivar uma reflexão de nossa própria prática, o que poderá aprimorar o planejamento com novas estratégias para a concretização de inovações no ambiente educativo.
Essa obra – intitulada “Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico”, em seu primeiro volume, – busca trazer aos seus leitores vivências do ensino e da pesquisa de professores que se dedicam à formação de alunos do ensino básico regular e do técnico, como à formação de alunos do ensino superior de cursos de licenciatura e do nível tecnológico. A leitura dos primeiros capítulos convida a uma reflexão sobre como os professores podem utilizar a pesquisa científica no ensino, desde o nível dos primeiros anos da educação escolar até o ensino médio. Assim sendo, essa primeira parte da obra aponta a possiblidade de os alunos adotarem uma postura investigativa e crítica frente às etapas de planejamento, da produção e da divulgação de trabalhos que envolvam os pressupostos básicos do método científico, mediante a orientação do professor.
Entretanto, essa não é a única estratégia apontada nos capítulos desse livro, que também contempla o relato de estudos envolvendo outras práticas pedagógicas de ensino, a trajetória docente, o levantamento de dificuldades enfrentadas e as políticas públicas educacionais, sejam nos processos de formação de professores (inicial ou continuada) em Ciências, Matemática, Química, Artes Visuais e Pedagogia, sejam na formação do profissional técnico em Química e o técnico em Serviços Jurídicos.
Há ainda um capítulo que nos conta a história do ensino de História no estado do Acre e outro, que conta a saga do herói em momentos históricos. Não menos importante, em um contexto amazônico, veremos abordagens de educação ambiental e/ou de estudos que refletem a preocupação do professor em trazer o conhecimento de como as atividades humanas podem afetar o meio e os seres vivos que constituem a paisagem natural da região onde vivem esses alunos.
A obra ainda apresenta discursos e interdiscursos presentes em uma rede social on-line, e também, faz apontamentos para um convívio profissional de equilíbrio em instituições de ensino superior.
No mais, esperamos que os textos desta obra possam constituir embasamentos para estudos, além de fomentar o fluxo de experiências, seminais e dialógicas, entre estudantes e profissionais da educação.
Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti
Amilton José Freire de Queiroz
Simone Delgado Tojal