Metodologias Ágeis para Gestão de Pequenas Empresas: Resultados da Implementação do Fluxo de Caixa
O objetivo deste trabalho foi examinar os resultados da implementação do fluxo de caixa em uma pequena empresa. A motivação parte da necessidade de pequenas empresas em conseguir tratar de forma diferenciada e simplificada os processos de apuração dos tributos, pois muitas não possuem informações necessárias para a tomada de decisão o que dificulta sua gestão. A opção pela demonstração do fluxo de caixa (DFC), deve-se a fácil implementação no processo decisório, pois todas as empresas possuem informações de entradas e saídas de recursos.
Este estudo foi realizado em uma empresa de radiologia, utilizou-se o estudo de caso com aplicação de entrevista estruturada, contendo 7 questões, sendo três aplicadas antes da apresentação do fluxo de caixa e quatro aplicadas após a apresentação deste. A entrevista foi respondida pelo gestor da companhia e pelo responsável do departamento financeiro.
Os resultados indicam que o fluxo de caixa melhorou o processo decisório da companhia, embora no início tenha apresentado determinada dificuldade com a sua implementação, o treinamento fez com que fosse possível sua utilização no cotidiano, no tocante aos indicadores de desempenho proposto na literatura, não se confirmou a possibilidade de cálculo, pois dependem de informações que não estão na DFC.
Vanessa de Camargo Rolim
Alequexandre Galvez de Andrade
Rogério Tadeu da Silva
Nélio Fernando dos Reis
Fábio Roberto Izeppe