Gestão de Pessoas: Conceitos, Pesquisas e Aplicações
Não há dúvidas de que as pessoas de fato
representam o maior ativo das organizações. É por meio das pessoas que os
objetivos organizacionais são alcançados, sejam eles de qualquer nível –
estratégico, tático ou operacional.
Ao mesmo tempo em que se discute intensamente o
protagonismo da Revolução 4.0 e da internet das coisas neste limiar do século
21, nota-se também um grande movimento voltado ao desenvolvimento das
pessoas.
Particularmente nunca fui tão bombardeado com
mensagens relacionadas a desenvolvimento pessoal, coaching, liderança,
mentoria, mindset, inovação, despertar do potencial humano, super competências,
dentre outras coisas do gênero.
Exageros e mercantilismos à parte, é fácil
perceber como o capital humano caminha lado a lado com as grandes inovações do
mundo do trabalho.
O dinamismo das transformações e demandas em termos
de competências tem feito as empresas se posicionem como organizações de
aprendizagem, dada as especificidades e complexidades do core business de cada
uma delas. Por isso, a necessidade latente de se falar também sobre educação
corporativa.
O ambiente organizacional é uma seara infinita de
possibilidades de indagações, pesquisas e intervenções. Principalmente pelo
fato da estreita relação com o comportamento humano em todas as suas
dimensões.
Foi pensando em todas estas questões que nasceu o
projeto para a publicação deste livro intitulado “Gestão de Pessoas: conceitos,
pesquisas e aplicações.”
Em 2018 o Câmpus Goianésia da Universidade Estadual
de Goiás foi o proponente de um curso multidisciplinar de especialização lato
sensu em Gestão de Pessoas com ênfase em Educação Corporativa.
O projeto pioneiro em Goiás, e em especial no Vale
do São Patrício, oportunizou a formação de mais de 40 profissionais para
atuarem na área de gestão de pessoas. A metodologia aplicada no curso desafiou
os estudantes a pesquisarem sobre os eixos temáticos discutidos e
posteriormente apresentarem resultados capazes de fomentar futuras intervenções
nos contextos onde estão inseridos.
Assim este livro oferece uma leitura extremamente
rica, estruturada em artigos nas áreas de liderança, qualidade de vida no
trabalho, conflito de gerações, clima organizacional, treinamento,
possibilidades de redução de custos e educação corporativa.
Nosso desejo é que as reflexões, pesquisas e
sugestões de intervenção apresentadas em cada capítulo possam contribuir para a
construção de um processo de gestão de pessoas coerente e competitivo.
Ieso Costa Marques