Experiências de Formação em Artes na Amazônia
O conjunto de textos reunidos neste livro têm em comum a insistência em se fazer/fruir Arte por meio de práticas de formação de artistas pesquisadores que atuam nos contextos amazônicos. O plural fez mostra necessário uma vez que a própria Região Amazônica apresenta múltiplas realidades entre os Estados que a compõem, variadas condições entre capitais e municípios do interior, sendo o acesso a tais localidades e as políticas públicas tão diversificadas quanto a própria Região.
Este livro surge ao longo da pesquisa Experiências teatrais em campo expandido3 e da nossa atuação junto ao Grupo de Pesquisa TEIA (Tecnologias Educacionais Inovadoras para a Amazônia) durante a qual identificamos a escassez de registros de práticas em Arte e Educação nos contextos acadêmicos que contemplem também a riqueza da Região Amazônica, que se estende para além da biodiversidade, se evidenciando também nos aspectos culturais. Como organizadores desse livro, enquanto líderes do Grupo de Pesquisa TEIA e docentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (PPGAC-UFAC), buscamos traçar um panorama das experiências que vêm sendo desenvolvido no âmbito da formação de Arte-educadores nos diferentes estados que compõem a Amazônia Legal. Cientes, certamente, da limitação desta publicação, pois não abarca todas as experiências e muito menos as esgota. Assim, convidamos pesquisadores que atuam em diferentes instituições de ensino sediadas na Amazônia Legal, em espaços formais e não-formais de educação, abrangendo as particularidades da Arte-Educação nos contextos amazônicos, tendo como foco principal o trabalho desenvolvido na/para a Amazônia Legal. Os artigos problematizam experiências pedagógicas no campo das artes, com crianças, jovens e adultos tendo, como eixo comum, a formação inicial ou em serviço de professores de arte e artistas.
Leonel Martins Carneiro
Hanna Araujo