Estudos em Avaliação e Maturação na Prática Esportiva de Jovens
O fenômeno da prática esportiva tem se tornado uma constante no cotidiano de toda a sociedade, independente da classe social, local de moradia ou idade. Nesse sentido é possível observar diferentes vertentes relacionadas a essa prática, podendo ser com intuito de melhoria da saúde e qualidade de vida, recreação, lazer ou mesmo em busca de rendimento esportivo no caso dos atletas e equipes competitivas. A verdade é que esse tem se tornado um verdadeiro fenômeno presente no dia-a-dia das pessoas em todo o mundo. Falando especificamente dos jovens, a prática esportiva está muito associada a competição, sendo muitas vezes esse um forte impulsionador da prática, seja por influência cultural e midiática dos grandes espetáculos esportivos ou mesmo por motivações pessoais de seguir uma carreira esportiva. Com isso tem se verificado um crescimento exponencial de oferta de clubes com inúmeras modalidades esportivas e diferentes propostas que vão de escolinhas de iniciação a equipes de competição, escolas com ofertas semelhantes aos clubes nos diferentes níveis, projetos sociais e competições esportivas para as mais diferentes idades, níveis e modalidades. Nessa busca por resultados esportivos, temos verificado que muitos dos processos de avaliação visando promoção de talentos no esporte tem sido realizado de forma equivocada quando analisam variáveis de forma independente, ignorando todo o processo formativo dos jovens no esporte com variáveis que podem interferir de forma crucial nos resultados de outras variáveis, o que pode influenciar para uma leitura errônea ou limitada de resultados por parte dos profissionais da área. A exemplo disso, podemos destacar os diferentes processos maturacionais em crianças da mesma faixa etária, que tem sido constantemente esquecido nos processos de avaliação de jovens praticantes de esporte, sendo a mesma uma variável que pode interferir de diferentes formas e estágios de vida em variáveis como as antropométricas de forma geral, de capacidades físicas ou mesmo cognitivas. Dessa forma, o livro “ESTUDOS EM AVALIAÇÃO E MATURAÇÃO NA PRÁTICA ESPORTIVA DE JOVENS” visa apresentar diferentes estudos relacionados ao processo avaliativo de jovens no esporte em uma perspectiva ampliada de leitura das diferentes variáveis e inter-relação das mesmas entre si ou com os resultados de desempenho no esporte.
Breno Guilherme de A. T. Cabral
Paulo Francisco de Almeida-Neto
Matheus Dantas