Avanços Científicos na Área de Educação e Ensino
APRESENTAÇÃO
A pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, alterou o cenário mundial em diversos aspectos, tendo grande impacto no contexto da educação, englobando formas e métodos elaborados para o processo de ensino-aprendizagem.
Assim, a presente obra aborda várias temáticas extremamente relevantes para o contexto educacional atual. De maneira excepcional, com 10 (dez) artigos/capítulos, o livro aborda diferentes métodos, formas e práticas educacionais que evidenciam possibilidades que vêm contribuindo de forma satisfatória para a educação, sobretudo, no contexto das aulas remotas, principal alternativa de ensino durante o período pandêmico.
Comum nesses tempos ouvirmos dizer que a escola teve que se reinventar, entretanto, é importante frisar que essa reinvenção partiu de atores imprescindíveis para essa readequação: os professores, os profissionais da educação.
Dessa forma, no capítulo 1 os autores definem multiletramentos como práticas educacionais que passam a utilizar a ideia de múltiplos textos e gêneros textuais, com amplas possibilidades de criatividade e criticidade por parte dos alunos, onde no contexto das aulas remotas, essas possibilidades se ampliaram a partir do uso das ferramentas tecnológicas, levando em consideração a necessidade de inovar a educação e transformar todo o processo de ensino-aprendizagem.
No capítulo 2 os autores analisam o impacto da utilização de recursos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das escolas municipais do 9º ano do Ensino Fundamental II da cidade de Barreiros – PE, onde evidenciam que os problemas vivenciados pelo uso das tecnologias prejudicam sobremaneira a qualidade do ensino.
No capítulo 3 o autor faz um exame das teorias sociais de Augusto Comte e Karl Marx na perspectiva da eminência de uma revolução como uma medida radical para que uma determinada sociedade supere sua condição, que após análise, considera degradante.
No capítulo 4 os autores debruçam-se sobre os problemas relacionados ao ensino de cálculo aplicados a área da metalurgia, concluindo que a aplicação de problemas contextualizados apresenta bons resultados ao processo de ensino e aprendizagem de Cálculo, pois possibilita algumas visualizações práticas do conteúdo, na área específica de sua formação, estimulando seu interesse quanto ao estudo do mesmo.
O capítulo 5 trata da abordagem da educação de Jovens e Adultos na perspectiva freireana, onde os autores partem de uma narrativa de experiências vivenciadas no processo educativo visando perceber e avaliar quais fatores foram responsáveis e contribuíram para a escolarização e quais razões podem influenciar para a não permanência na Escola.
O capítulo 6 traz à tona o desafio da assistência psicológica on-line, a partir de um projeto de extensão “Projeto Plantão Psicológico para o enfrentamento da pandemia da COVID-19”, realizado pela Universidade Federal de Campina Grande. Os autores analisam os desafios vivenciados na execução do trabalho percebendo os problemas com internet, pouca privacidade no atendimento, falta de interação e assiduidade, número limitado de encontros e peculiaridades no estabelecimento de vínculo terapêutico, mas evidencia também a importância do projeto na promoção do acolhimento, a nova percepção sobre a assistência psicológica on-line, além de ratificar a importância de iniciativas de atenção em saúde mental durante a pandemia.
No capítulo 7 os autores tratam da interdisciplinaridade, focando nas conexões da matemática com o ensino de química, destacando a importância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento do trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento colaboram com um processo mais eficiente de ensino-aprendizagem.
No capítulo 8 os autores abordam a inclusão de alunos com Síndrome de Down no Ensino Fundamental II em uma escola pública da cidade de Brejo – MA. Os resultados mostram o despreparo das escolas quanto à política de reestruturação do currículo escolar para atender as especificidades dos alunos down, bem como da falta de formação inicial e continuada aos professores para o trabalho com esses alunos, de modo que possibilitem que eles se desenvolvam a partir de suas especificidades, retomando à filosofia educacional integração, ponto esse que marca diversas realidades educacionais do Brasil.
O capítulo 9 trata do impacto da alimentação escolar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes do 9º ano em escolas municipais do município de Barreiros – PE. Os autores partem da premissa e constatam que a ausência de alimentação na escola pode interferir diretamente no aprendizado dos discentes, da mesma forma que uma alimentação escolar adequada, pode ajudar o discente a desenvolver suas habilidades cognitivas, mantendo-lhe ativo nas aulas e, contribuindo para que realize suas atividades escolares com maior eficiência.
No capítulo 10 os autores analisaram a empregabilidade do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Rondônia do Campus Porto Velho – Calama, no período de 2016 a 2018, constatando que uma quantidade pequena dos técnicos formados estão empregados, bem como percebem a necessidade de revisão do PPC do Curso, de forma a integrar as ações das Coordenações do Curso e da Coordenação de Integração Empresa, Escola e Comunidade a fim de atender as áreas ainda não previstas no PPC, mas que todavia, empregam egressos do curso.
Prof. Carlos José De Farias Pontes
Mestre em Educação
Professor de História
Diretor Do Colégio de Aplicação/Ufac
Carlos José de Farias Pontes