Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Educação, Artes e Letras
Os textos que integram Pesquisa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico respoderam à chamada para abordar o tema Educação, Artes e Letras, comprovando a complexidade e a pertinência da refexão sobre as interrelações entre ensino e pesquisa. Em que pese a diversidade de abordagens apresentadas, é possível perceber que os capítulos desenvolvem argumentos fundamentados em teorias, metodologias e perspectivas que tomam o diálogo como chave-mestra deste livro.
Esta obra é composta de vinte dois capítulos, escritos por pesquisadores de diferentes universidades e institutos federais do Brasil. É, portanto, uma maneira de ampliarmos o debate sobre o lugar da Educação, Artes e Letras na promoção de estratégias intelectuais voltadas para a produção de novas epistemologias. Esse lugar de diálogo está a suscitar agentes que fomentem a releitura e reescrita das experiências docentes. Mais que isso, convoca a assumir o ensino e a pesquisa como horizontes de expectativas através dos quais podemos estabelecer parcerias para que novos protagonismos críticos venham à baila, de modo a democratizar o saber e promover, de fato, a emancipação das consciências.
Dessa forma, os textos que compõem a presente coletânea esperam aprofundar perspectivas de estudo, bem como desenvolver compreensões do fazer pedagógico, literário e artístico. Entretanto, não procuram realizar isso de forma estanque, antes exploram as linhas de fuga, as práticas híbridas e as intervenções fluidas, com vistas a testar hipóteses que motivem o deslocamento entre saberes.
Pondo em relevo tal questão, esperamos, finalmente, que o leitor possa explorar os fios que ligam cada capítulo, interpretando o jogo entre Educação, Artes e Letras na cena acadêmica brasileira.
Amilton José Freire de Queiroz
Caue Camargo Santos